sábado, 6 de fevereiro de 2010

GARY COOPER E OS PELES VERMELHAS

http://www.spiritofthebear.com/Roy%20and%20Gene/Gene%20Autry%2001.jpg     DEVO, em grande parte, à leitura das histórias da banda desenhada na minha juventude, a formação do meu carácter e a assimilação de princípios e valores que privilegiam a justiça e a supremacia das forças do BEM sobre o as do MAL. Foi, nas páginas mágicas do Mundo de Aventuras que vivi as mais fantásticas estórias de Cisko Kid, o intrépido sherif , no cenário das pradarias exóticas do Oeste americano, onde entravam índios e quadrilhas de bandidos perigosos e cruéis, rejubilando com os finais onde sempre acabava vencedor o meu herói, fossem quais fossem as vicissitudes e as dificuldades que tivesse de enfrentar.Daí que, mais tarde, com o acesso às salas de cinema e a chegada da televisão entretanto criada, tivesse mantido o gosto pelos externs, que ainda hoje prevalece, interiorizando novos protagonistas com idêntico perfil ao das histórias desenhadas.
            Entre todos os que conheci o que mais me entusiasmou (ainda agora mexe comigo quando surge oportunidade de ver um dos seus filmes) é, sem dúvida, GARY COOPER. A serenidade e frieza perante situações impensáveis, a infalibilidade impressionante da pontaria dos seus tiros, o humor de algumas situações hilariantes, a delicadeza do tratamento concedido às mulheres e, acima de tudo, a tomada da defesa dos mais fracos contra a prepotência e injustiça dos tiranos, eram (são) para mim motivo suficiente para lhe votar toda a admiração e maior simpatia.
            Mas o que mais me empolga nos seus filmes é quando entram PELES VERMELHAS! Adoro vê-lo rodeado por uma multidão de índios, aos mil, sessenta e cinco mil, seis milhões, quem sabe?, à sua frente, ao lado, mas sempre e, também, nas suas costas outras vezes, procurando atingi-lo através de túneis onde coabitam feiticeiros letrados de longas e negras vestes e mercenários a soldo com o fito de lhe arrancar o valioso escalpe mesmo que já depauperado, que os anos de luta já são muitos e canseirosos, sempre acabando por sair VENCEDOR incólume do combate e com força renovada pronto para continuar a batalha.
            Os meus heróis, reais ou de ficção, nunca me desiludiram.Uns e outros continuarão a ser, agora e sempre, os MEUS HERÓIS.

  

1 comentário:

  1. Gary Cooper é um homem que sabia ser homem.
    Um sonho para qualquer mulher, e um exemplo a ser seguido para qualquer homem.
    Tambem adoro seus filmes, e tenho todos da fase falada, alguns da fase muda, e estou sempre atrás de alguma foto dele. Ou algo que fale sobre ele.
    Cooper foi o herói que me fez crescer acreditando em um mundo justo e melhor, onde todos podiam encontrar a felicidade e a justiça ao serem honestos ( mesmo que isso no Brasil), não ocorra. Um país em que a "Lei do Gérson" vigora até hoje, nos faz crer que é melhor viver no mundo do cinema, onde podemos sonhar e acreditar que a justiça vigora.
    Eu amo Gary Cooper e o amarei por toda a minhas vidas, além vidas...
    Quem sabe um dia estaremos juntos?
    Parabéns pela matéria e por manter vivo Gary entre todos.

    ResponderEliminar

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...