quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

EROSÃO NO RIO LIMA PREOCUPA


            A progressiva erosão que se verifica na margem direita do rio Lima a montante da ponte, tem vindo a preencher as preocupações dos responsáveis locais com vista a sensibilizar as autoridades competentes para encontrar soluções para o problema. Estando em curso projectos para a área ribeirinha de Santa Marta de Portuzelo e Cardielos, ao que se sabe incluídos no programa patrocinado pelas Câmaras de Viana do Castelo, Caminha e Esposende para a zona marítima abrangida pelos referidos concelhos e subsidiado pela UE, no montante de 90 milhões de euros, Lanheses luta para ser fazer parte das zonas a requalificar e encontrar deste modo solução para o aproveitamento do espaço do "seu" rio.
            A Administração Hidrográfica Regional do norte (AHR) foi já alertada para a situação do desaparecimento acelerado da margem, agravado pelo caudal que o rio vem tendo na actual estação invernosa o qual, não sendo tomadas medidas atempadas em breve arrastará toda a frágil resistência do solo arenoso de que é formada. Por outro lado, a Câmara Municipal, conhecedora que está da premência do assunto não escamoteará aos lanhesenses o ensejo único de usufruirem da disponibilidade orçamental comunitária para aquele fim.

Fotos de hoje ilustram com evidência o progressivo desaparecimento da margem do rio Lima e, consequentemente, de um espaço que, devidamente requalificado, poderia servir para a criação de um magnífico centro de convívio e turismo.
           

Sem comentários:

Enviar um comentário

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...