terça-feira, 29 de dezembro de 2009

CRISE? QUAL CRISE?

           Quem (ainda) se vai dando conta daquilo que passa nos noticiários dos media televisivos, nos jornais, nas declarações e artigos de opinião de especialistas (meu Deus, como são tantos e tão sabedores!) e de um ou outro responsável do governo da Nação, o nosso país atravessa uma grave crise económica e financeira e caminha vertiginosamente para a bancarrota. De todo o lado chegam avisos alarmantes com números sobre o endividamento externo, o aumento de desempregados, a falência de empresas, o que acontece em outros países considerados ricos, a retracção das remessas da diáspora.
            E o que se faz por cá, neste Portugal alucinado, confuso, em desenfreada fuga para a frente na imitação do jogador inveterado que aposta tudo no último lance do jogo?
            Veja-se só o que a seguir se transcreve do jornal "I", hoje publicado:
"Crise? Qual crise? Os portugueses parecem ter passado as dificuldades económicas para segundo plano durante o período natalício. Desde o início de Dezembro até dia 26, entre levantamentos e compras com cartão, os portugueses gastaram o equivalente a 2,9% do produto interno bruto de Portugal, segundo dados da SIBS, entidade que gere a rede multibanco.

Nesse período levantaram-se nas caixas multibanco do país 2,131 mil milhões de euros e gastaram-se em compras 2,577 mil milhões de euros. O total de 4,708 mil milhões representa um aumento de 300 milhões em relação ao mesmo período do ano passado. O número de transacções subiu também em relação a 2008. Este ano, houve mais sete milhões de operações de compra por multibanco.

23 de Dezembro foi mesmo um dia histórico, tendo sido batidos recordes de número e valor de compras realizadas com cartão. Nestas 24 horas, foram efectuados 3,5 milhões de operações, movimentando-se 166,390 milhões de euros. No entanto, apesar do aumento do número de operações, o valor médio diminuiu um euro em 2009. Cada compra feita custou, em média, 44 euros e os levantamentos rondaram os 68 euros.

          Também o JN, na sua edição em papel de hoje se refere ao assunto e a edição on-line, destaca:

Portugueses gastaram 380 milhões num só dia

Foram feitos mais levantamentos e mais compras mas o valor médio por transacção baixou

00h00m

LUCÍLIA TIAGO
A crise não travou as compras de Natal dos portugueses que, entre levantamentos e pagamentos com cartão, fizeram o Multibanco bater novos recordes. Só no dia 23 de Dezembro, gastaram-se cerca de 264 mil euros por minuto.
Mais movimentos, mas de menor valor. É esta a conclusão mais imediata sobre os levantamentos de dinheiro e compras com cartão efectuadas pelos portugueses entre 1 e 26 de Dezembro. Ao longo daqueles dias, foram levantados 2,13 mil milhões de euros no multibanco e pagos 2,57 mil milhões de euros através dos terminais da mesma rede. Somados, estes valores, significam que cada pessoa gastou, em média, 470 euros - ou praticamente o que vai valer o salário mínimo nacional a partir de 2010."

                Tenhamos todos um Bom Ano!

Sem comentários:

Enviar um comentário

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...