sábado, 14 de novembro de 2009

FOTO ESTEVES "À LA MINUTA"



É, provavelmente, o mais antigo fotógrafo ambulante "à la minuta" em actividade no distrito de Viana do Castelo, quiçá do país. José Esteves, de seu nome, está ligado à fotografia desde a infância, seguindo a tradição familiar, por influência dos seus pais que se dedicavam àquele ofício e que ele continuou nos moldes e estilo de vida por eles seguidos.
          Há mais de cinquenta anos que o Zé Pinógrafo, alcunha que lhe vem do tempo das brincadeiras de rapaz, se vem dedicando à arte da fotografia com métodos e materiais utilizados para aquele fim no século passado, rejeitando a sedução das inovações tecnológicas de que nem sequer quer ouvir falar.
          Houve tempos em que, José Esteves, intentou encetar mais ousados voos chegando a criar no Largo Capitão Gaspar de Castro (Largo da Feira) um estúdio de porta aberta. Porém, a iniciativa fracassou e, desde então, nunca mais abandonou a câmara escura sobre o tripé, acolhendo-se na sua casinha da encosta do Outeiro, com vista paradisíaca sobre o vale do Lima.
          Do que se conhece do seu feitio vincadamente individualista e reservado, pouco interessado em granjear amizades e de intervenção social na comunidade nula, José Esteves, é, contudo,afável no trato, se bem que parco nas palavras, pensando e dizendo apenas o que não o compromete. Difícil é satisfazer qualquer curiosidade como saber a proveniência do papel  de que carece para o seu trabalho por serem escassos os fornecedores: -é preciso pesquisar, vai dizendo sem mais pormenores e tom  dúbio.

   O velho fotógrafo tem, na sua irmã, uma diligente colaboradora que o acompanha para qualquer festa ou romaria aonde se desloca para exercer o seu mister. Fazem-no cada um na sua bicicleta a pedal, a dele a mesma de sempre, com o seu selim de mola cromada, onde ajoujam os apetrechos e a barraquinha às riscas, tudo criteriosamente colocado no sítio apropriado, assim percorrendo largas distâncias. Fazem todas as romarias em volta e, reconciliados com a comissão de festas da freguesia após ter sido solucionado o local onde deveria instalar-se em dias de festividade, voltou ao recinto onde decorrem as festas do Senhor do Cruzeiro, em Lanheses, não exactamente onde costumava mas em espaço que satisfaz as exigências de um brioso retratista que gosta de valorizar e respeitar a tradição.


           Os trabalhos que executa são a preto e branco e não espere, quem só conhece a máquina digital e altas definições, que a qualidade seja a melhor. Mas têm encanto sobretudo para aqueles que guardam, ainda, nos seus álbuns e nos quadros fixados nas paredes as memórias dos tempos que viveram, sendo eles de baptizados, primeira comunhão ou outros acontecimentos irrepetíveis da vida já passada.

     
         Celibatário e de viver ascético e solitário, José Esteves não parece, contudo, indiferente à vertiginosa evolução do mundo nos últimos sessenta anos. É, por isso, que, a sua aparente falta de apetência pelos "benefícios" que, supostamente, o progresso põe a disposição da sociedade actual tenha mais a ver com a fidelidade à paixão da sua vida do que de qualquer incapacidade própria, já que, desde muito novo, demonstrou possuir espírito inventivo e, até, ideias inovadoras para a época. Tivesse ele nascido noutro meio e noutros tempos...  

2 comentários:

  1. Boa noite Sr. Costa,

    estou a desenvolver um trabalho fotográfico e gostaria de pelo menos conseguir falar com o Sr. José Esteves. Poderá por favor facultar-me um contacto do Sr. Esteves, para que eu lhe possa escrever?

    Agradecido pelo seu artigo,

    NRenato.

    ResponderEliminar
  2. nrenato:

    Se conheço bem o José Esteves penso que ele não usa nem telefone nem telemóvel. Para o contactar só mesmo pessoalmente e, mesmo assim, há que contar com a sua natural reserva. Apesar de tudo o contacto é possível.
    Reside no lugar do Outeiro, num sítio conhecido por Carrola, aqui em Lanheses.

    Estou disponível para lhe prestar a ajuda possível para possibilitar o contacto.

    ResponderEliminar

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...