sábado, 28 de novembro de 2009

ESTÃO A PERDER O NORTE!

             Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) hoje divulgados vêm confirmar a escandalosa desigualdade que se verifica entre o poder de compra de Lisboa e a sua região, comparativamente ao Norte do país, onde reside a maior densidade populacional portuguesa.
             Tendo por referência o ano de 2007, ainda antes de ter surgido a crise económica internacional que estamos a atravessar, a capital portuguesa ocupa o 1º lugar na lista das cidades com melhor rendimento per capita, com 235,7% pontos, valor que supera em 135,7% a média nacional!!!. No ranking divulgado Oeiras, de Isaltino Morais, aparece em 2º lugar, com 173,0%, seguindo-se Cascais (155,7%), Alcohete (?!), (144,8%) Almada e (121,4%). A primeira cidade do Norte é o Porto, com 170,5%, seguida de São João da Madeira.
             No Sul, cidades com Faro e Albufeira, acompanham de perto os índices atribuídos às cidades da Grande Lisboa, cotando-se entre as mais ricas de Portugal.
             Na região transmontana encontra-se a maior parte dos 16 concelhos do mapa onde se concentra a população com o mais baixo poder de compra do país!
             Salta à vista a evidência da situação de desavergonhado privilégio de que beneficia a capital, em detrimento, com as excepções já referidas, da maior parte da população portuguesa, nomeadamente a do Norte. Lisboa configura-se, assim, como um oásis e, deste modo, bem distinta de Portugal, usufruindo de condições de vida bem acima da que está ao dispor da maioria da Nação, quer em função do rendimento salarial quer pela oferta que tem ao seu dispor no domínio dos bens e serviços públicos. Pois, Portugal é paisagem, o resto é Lisboa...
             Para quem se deixou embalar (e foram tantos...) na onda das promessas (e foram e continuam a ser muitas mais...) que inundaram as almas no fervor de viver a construção de uma Nação solidária, igualitária e humanista, só poderá concluir pela inevitabilidade de começar tudo outra vez...

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...