sexta-feira, 9 de outubro de 2009

QUAL O MELHOR PARA AS RELAÇÕES COM A CÂMARA?

           Não se recandidatando, por ter sido eleito deputado, Defensor Moura deu lugar à renovação do cargo de presidente da Câmara Municipal que ocupou durante os últimos dezasseis anos.Em seu lugar, indigitado pelo PS, vai submeter-se a sufrágio o Engº José Maria Costa, o qual, no executivo de maioria absoluta a que pertencia, desempenhou sucessivas funções em diferentes pelouros camarários, tendo estado à frente das relações do município com as freguesias, nos últimos anos.
          O outro adversário com expectativas fundamentadas de assumir o lugar de presidente da Câmara é o Dr. António Carvalho Martins, economista e empresário, com currículo na área pública e partidária, tendo exercido o cargo de Governador Civil de Viana do Castelo, entre outros.
          A eleição de qualquer um dos dois nomes acima referidos, independentemente do real interesse que isso representa para a gestão da Autarquia, pode vir a ter (vai ter) algum impacto no modo de relacionamento que se estabelecerá entre a Junta a eleger em Lanheses e o futuro presidente da edilidade do concelho.
           Pela experiência anterior e pondo de parte a figura do presidente cessante, que poderia eventualmente, ter alguma reserva relativamente à população votante da nossa freguesia por nunca aqui ter ganho uma eleição, José Maria Costa, se vier a suceder a Defensor Moura, parece manter um excelente relacionamento institucional com Ezequiel Vale. No caso do vencedor ser Carvalho Martins não parece que aquele bom relacionamento pudesse diminuir, sendo que ambos concorrem pelo mesmo partido.
           Neste aspecto do entendimento privilegiado entre autarquias, que, quer se concorde ou não é prática corrente em muitas regiões, Zé Manel, é, ainda e também, uma incógnita: ganha as eleições e, como independente que é, encosta ao Engº José Maria se for ele a vencer em Viana, como antes fizeram com Defensor Moura os que, naquela qualidade (de independentes) ganharam as eleições nas respectivas freguesias, ou tem que se esforçar afincadamente para cativar as boas graças de Carvalho Martins, se vier a ser este o escolhido nas eleições de domingo.
            Em qualquer situação Ezequiel Vale leva vantagem sobre Zé Manel. Tem mais capacidade de persuasão, melhores atributos de expressão oral, maior experiência dialéctica ao nível das relações com entidades com estatuto de dirigente e melhor qualificação académica.
            Seria bom que os Lanhesenses, no domingo, ponderassem em quem vão confiar os seus votos, tomando em consideração alguns aspectos que aqui ficam focados e que não são assim tão dispiciendos para serem desprezados.
         

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...