segunda-feira, 5 de outubro de 2009

AS PROPOSTAS DOS CANDIDATOS À JUNTA DE FREGUESIA

             Do primeiro prospecto de que tive conhecimento da lista "I" CIDADÃOS INDEPENDENTES, o candidato Zé Manel recupera um slogan da campanha da presidente do PSD, Ferreira Leite, pela qual, certamente, ainda conserva alguma admiração do tempo em que era filiado naquele partido, propondo-se FALAR VERDADE. E, para isso, começa por afirmar que, "com sinceridade e trabalho se pode fazer mais e melhor (já agora uns eurozitos também dariam algum jeito, penso eu), devido às boas relações de cooperação que sempre tive e tenho com a Câmara Municipal e outras entidades da Administração Central"(sic). Pois, um presidente de Junta, sincero e trabalhdor, sincero como o caraças e trabalhador quanto um escravo, ainda por cima bem relacionado, chega lá junto do tipo que lhe fez a promessa na campanha eleitoral, de chapéu debaixo do braço, o melhor galaço da capoeira na cestinha, e pronto!, aqui está o despacho que aprova a grande obra da calçada à portuguesa do caminho que leva à casa dos compadres. É grande presidente! (palmas e foguetes).
         Depois invoca-se a mulher de César que, lá onde estiver há já um ror de anos, já nem quererá ouvir falar dela tantas são as vezes que em que é invocada a despropósito, como é o caso. Isto, porque uma evidência é uma evidência, os documentos não foram forjados e a dívida existiu! Transparência, é o que se exige.
        Parece ter sido, finalmente, revelado o mistério dos quatro anos de ausência do candidato Zé Manel da vida pública: as inúmeras pessoas "ludibriadas" que lhe rogaram, quiçá com promessas de idas a Fátima a pé e sem comer e falar, para que quebrasse o seu nojo voluntário e cumprisse o seu destino: salvar Lanheses, "rapidamente e em força", como diria o outro.
       Segue-se, depois uma referência fotográfica a equipamentos que surgiram na freguesia nos dezasseis anos do exercício zémaneliano, pretendendo fazer crer que foram obras da Junta, quando, mesmo os mais distraídos sabem que não é bem assim: o Parque Empresarial, a Etar o Saneamento Básico, o Centro Escolar, para só referir algumas são obras estruturais para as quais as Juntas de Freguesia em nada contribuem (ou muito pouco), por serem da responsabilidade do Governo Central, algumas para cumprimento de directivas comunitárias e às quais as Câmaras nem sequer se podem furtar.
        Num outro prospecto, pretensamente mais elaborado, faz-se uma elencalização de promessas e levar a cabo, caso venha a ser eleito. É um mero exercício de demagogia mal assimilada, sem base substantiva de concretização no período de mandato, algumas delas e pretensamente inovadoras, não justificadas por quaisquer dados objectivos que lhes dessem exequibilidade. Quem vai acreditar que Zé Manel tem meios para reduzir a factura do consumo da electricidade em 20% (vinte!!!). Nem o Primeiro Ministro se atreveria a fazer tal promessa!
    Para concluir, reparei que,tendo sido adjudicadas e construídas no exercício do Zé Manel as importantes obras de consolidação da ponte de Lanheses e a construção de ponte de acesso ao monte de Lanheses sobre a A-27, ele as não tivesse mencionado. É que, em relação à segunda, era de perguntar como é que um autarca "sincero e trabalhador" permitiu aquela ofensa à dignidade de uma terra como a nossa.
      Não me vou alongar muito na análise das propostas apresentadas pelo candidato Ezequiel Vale, recomendando todavia uma leitura atenta e comparativa com a alternativa do opositor.
        É uma exposição clara, segura, pragmática, entendível e realista. Tem a génese do conhecimento dos casos em pormenor resultantes da experiência adquirida ao longo destes últimos quatro anos, que são os que Ezequiel Vale leva à frente da Junta. É exequível para o mandato porque é feito tendo em consideração os objectivos traçados e a obra já concretizada. Não contém idéias ou projectos de nefelibata e, sem qualquer sombra de dúvida, marca um rumo para a freguesia. É fazível, como diria o amigo Ernesto.
          Metaforicamente, a proposta da lista de Cidadãos Independentes, é uma girandola digna das Festas da Senhora da Agonia: deslumbrante de se ver, mas desvanece-se em breves segundos. A de Ezequiel Vale é real porque podemos comprová-la no presente e, sem esforço, projectá-la para o futuro. Temos, nunca o diria se disso não estivesse convencido, o homem certo para liderar a excelente escolha de colaboradores que o vão acompanhar.
       Não resisto, antes de concluir, e na qualidade de cidadão atento e interessado no progresso da minha terra, seja o vencedor do próximo domingo o Zé Manel, que muito respeito e considero ou, Ezequiel Vale, em quem reconheço óptimos predicados e competência executiva, venham a ter perante a Autarquia da tutela, seja qual for a cor do partido que o eleger, uma atitude de firmeza, persistência e, com argumentos convincentes e sustentados num bom trabalho de casa, para recuperar Lanheses para a lista da frente das localidades do concelho.
    É necessário elevar o tom de voz, reclamar veementemente as vantagens da nossa centralidade priviligiada, os direitos postergados desta e doutras freguesias que nos são adjacentes, incluindo da margem esquerda, para acedermos aos benefícios sociais, de saúde, de educação e equipamentos actualmente só existentes nos grandes centros urbanos. Ezequiel Vale e a Drª Manuela Carvalho, desempenharão, na Assembleia Municipal, as suas obrigações com toda a competência, se esta for a decisão do eleitorado de Lanheses.  

1 comentário:

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...