terça-feira, 29 de setembro de 2009

Algumas características do Água-Arriba

       Foi-lhe dado o nome de LANHEZES, (com "Z", para respeitar a ortografia antiga), possuindo cerca de 13 metros de comprimento (12,93 m), perfazendo 14,70 m. com a adição do leme. O seu peso bruto é estimado em 2 toneladas, sem mastro e vela. Não é pintado, tendo sido usada uma aplicação de preparado de petróleo vegetal e alcatrão, o que lhe confere um tom acastanhado claro. Pode deslocar-se puxado à vara ou a vela içada em mastro de cerca de 7,70  metros. A confecção da vela está confiada a um artesão de Esposende, e terá aproximadamente 5,5x5,5 m.sendo do tipo quadrangular redonda. A técnica de construção respeitou a tradição dos materiais, ferramentas e método de construção do modelo tradicional.
     O pedido de licenciamento decorre no IPTM (Instituto Portuário de Transportes Marítimos), para uma lotação autorizada de 30 pessoas, mas com capacidade, de acordo com o artersão, poderá suportar um número bem superior.
      Há já candidatos aos molhos para realizarem viagens entre Viana e Ponte de Lima.
      O LANHEZES visa futura utilização de natureza exclusivamente cultural e turística, estando ancorado em balaustrada construída pelo "Caninhas", situada no fim da Avenida Rio Lima.
      Diz a tradição que um homem deve sentir-se realizado se, na sua passagem pela vida tiver levantado um muro, ou plantado uma árvore, ou escrito um livro. Manuel João Castro Franco da Rocha, escolheu construir um barco...

Sem comentários:

Enviar um comentário

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...